1ª. Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

A 1ª. Conferência Municipal de Saúde das Mulheres será realizada nesta sexta-feira (7), a partir das 8h30, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizada na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery, uma realização do Conselho Municipal de Saúde de São Carlos, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

A Conferência Municipal é etapa integrante da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres e da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, que nesse ano tem como tema: “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade” e como eixo principal a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”.

De acordo com Natanael Alves da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde, o evento tem como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e para o Plano Municipal de Saúde 2018/2021.

Já os eixos temáticos de acordo com a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres serão o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; políticas públicas para as mulheres e a participação social.

A Conferência de São Carlos será presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, com a colaboração dos membros da comissão organizadora.  Caberá ao relator geral, elaborar o Relatório Consolidado dos grupos temáticos após aprovação na plenária final e encaminhar às instâncias macrorregional de saúde.

A Comissão organizadora é formada por Denise Braga, Alcione Pereira Biffi Fusco e Denise Martins Gualtieri (Secretaria Municipal de Saúde), Carina Giaccometti (Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social), Maria Magda Chabaribery (Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda), Jamile Castro Bussadori (UFSCar), Andreia Izilda de Mattos Valdevite (OAB São Carlos), Natália Salim e Janaina Basílio (Coletivo de Mulheres de São Carlos).

Durante a Conferência os participantes também poderão conhecer a Exposição Itinerante “Tenho Peito” com fotografias de Mariana Ignatios e curadoria de Lívia Martucci. Mostra com 12 mulheres e depoimentos que trazem a discussão sobre as dificuldades, a importância e os benefícios da amamentação prolongada.

Confira a programação completa da 1ª. Conferência Municipal de Saúde das Mulheres:

7h30 às 8h30 – Recepção e credenciamento de delegados (as);

8h30 – Abertura oficial;

9h30 – Palestra com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integridade com equidade” – Profª Drª Lucia Williams (Departamento de Psicologia da UFSCar);

10h30 – Trabalho em grupos temáticos;

12h – Intervalo almoço;

13h30 às 16h – Trabalho em grupos temáticos;

17h30 – Encerramento.

Divulgação