TVE – SÃO CARLOS

A TV Educativa de São Carlos é uma concessão do Ministério das Comunicações à Prefeitura por intermédio da FESC – Fundação Educacional São Carlos.

No dia 05 de novembro de 2006, a Prefeitura Municipal colocou no ar o sinal da TVE. Nessa primeira etapa, a TVE São Carlos apenas retransmitia o sinal da extinta TVE do Rio de Janeiro, atualmente TV Brasil. Em janeiro de 2007, depois de aprovada pela Câmara Municipal, foi montada a estrutura administrativa e técnica da emissora.

Já no dia 02 de julho de 2007, a TVE São Carlos começou a exibir, pelo canal 48 UHF (TV aberta) e 11 da Net, sua primeira hora de programação local, com informativo diário, programas próprios e outros em parceria com outras TVs – como o SESCTV, TV USP, Embrapa, Multirio.

Primeira transmissão externa ao vivo

Em 09 de maio de 2008, foi inaugurada a sede da TV Educativa, com estúdio, switcher e ilhas de edição, na Rua Major José Inácio, 2.154, no andar superior do Centro Municipal do Audiovisual Engenheiro Gisto Rossi onde também funciona o Cine São Carlos.

Para garantir a pluralidade e controle externo da sua programação, que deve respeitar as diretrizes educativas e culturais, a lei 14.495, de 9 de junho de 2008, criou o Conselho de Programação. Dois meses depois, no dia 12 de agosto de 2008, por meio do decreto 389, o prefeito nomeou e deu posse aos 24 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes.

A TVE é uma emissora pública, associada à TV Brasil e integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública/Televisão (RNCP/TV), o que permite a troca de conteúdos com outras emissoras públicas do país. Para 2012, a TV Educativa pretende ampliar esse intercâmbio com outras emissoras públicas do país.