UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância

O Sistema UAB foi instituído para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.

Os polos de apoio presencial são as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior no âmbito do Sistema UAB.

Mantidos por Municípios, o objetivo dos polos é oferecer o espaço físico de apoio presencial aos alunos da sua região, mantendo as instalações físicas necessárias para atender aos alunos em questões tecnológicas, de laboratório, de biblioteca, entre outras.

O Polo da Universidade Aberta do Brasil de São Carlos, oferece para a cidade e região,  cursos de graduação e pós graduação de duas universidades públicas federais: Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.  São cursos na área de ciências humanas, exatas, saúde e meio ambiente.