Universidade Aberta da Terceira Idade

O programa educacional Universidade Aberta da Terceira Idade, criado em 17 de novembro de 1994 e com início das primeiras aulas em março de 1995, objetiva a inclusão social de pessoas adultas e idosas, por meio de processos formativos nas áreas de Saúde, Cultura, Esportes Lazer e Cidadania/Trabalho, visando a melhora na qualidade de vida da população desta faixa etária. Sua organização inclui um Conselho de Ensino, de caráter deliberativo, integrado por representantes de professores, alunos e Chefia de Divisão, responsável pelo gerenciamento administrativo e pedagógico, além de um quadro docente efetivo, constituído por 12 professores responsáveis pelas disciplinas de seu currículo escolar.

O curso regular da UATI é composto por disciplinas semestrais ofertadas de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e da tarde nos 3 Campi da FESC. Este curso é pago de acordo com o número de disciplinas que o aluno se matricular: podem ser feitas desde uma até quantas aulas o aluno conseguir encaixar em seus horários.

O currículo escolar é flexibilizado pela oferta de oficinas de artes e artesanato e parcerias com a Secretaria de Saúde e com a UFSCar. Esses cursos são gratuitos.

Como atividades complementares, são oferecidas participações nos Grupos Artísticos (Coral, Prática Instrumental, Dança, Teatro, Lab Arte, Literatura), Grupo de Vôlei Adaptado à Maturidade, além de vivências, palestras, visitações, excursões e promoção de eventos artístico-culturais.