Biblioteca Comunitária

HISTÓRICO

Tentando minimizar o problema da informação junto a Comunidade da Universidade Aberta para a Terceira Idade, da Fundação Educacional São Carlos, foi criado em 2001, o Gabinete de Leitura. Este foi montado por doações de livros e revistas, feitas pelos próprios alunos da universidade, e para armazenar esse acervo foi aberta uma sala.

Procurando estender seus serviços à comunidade, o Conselho Diretor da Fundação através da Resolução no.10/2001, criou a Biblioteca Comunitária da Fundação Educacional São Carlos.  Esta foi registrada em 2002 no Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região (CRB-8), sob o no. 3513 e no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Biblioteca Nacional, sob o no. 04371.

Os usuários que freqüentam a Biblioteca Comunitária são pessoas adultas que fazem parte da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), Trabalhadores, Servidores Públicos Municipais, Professores da UATI,  Funcionários da FESC e a comunidade em geral.

A implantação desta Biblioteca Comunitária foi de fundamental importância, para oferecer à comunidade da instituição, bem como outros que dela queiram se utilizar, maior desenvolvimento cultural, intelectual e de lazer, e com isso  contribuir de forma muito expressiva para a formação de um cidadão crítico, empreendedor e consciente dos seus deveres e obrigações para com seu país.

Em 2009, na sede do Pólo da Universidade Aberta do Brasil, foi criada uma extensão da BCO-FESC, para atender às necessidades dos cursos à distância.

PESSOAL

A Biblioteca Comunitária, identificada como BCO-FESC,  conta com três bibliotecários, graduados, sendo que um deles tem o cargo de Chefe de Biblioteca e Arquivo da FESC:

Maria Teresa Tonioli Carneiro  – Bibliotecária
Júlia Maria Martins  – Bibliotecária da UAB

ACERVO

O acervo da biblioteca é constituído em sua maioria de literatura nacional e internacional, escrita em português; livros espíritas; de auto-ajuda e de disciplinas dos programas da FESC.
Sistema Integrado de Bibliotecas do Municipio de São Carlos

PRINCIPAIS ATIVIDADES

– empréstimo domiciliar;
– tertúlia literária em parceria com a UFSCar;
– caixa-estante para FESC II

 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
– de Segunda a Sexta das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

ENDEREÇOS
RUA SÃO SEBASTIÃO, 2828 – VILA NERY
13560-230 – SÃO CARLOS – SP
Fones – 16-3372-1308, ramal 45
E-MAIL: biblioteca.fesc@saocarlos.sp.gov.br


GALERIA DE FOTOS